2960 Loopdale Lane Kissimmee - FL 34741
11 3230-2323
info@gobluetravel.com

Aprenda como tirar o passaporte brasileiro

Azul Travel - Sua Casa de Férias dos sonhos em Orlando

Um dos primeiros passos a seguir quando se começa o planejamento de uma viagem internacional é providenciar a emissão do seu passaporte brasileiro. A emissão do documento é feita pela Polícia Federal, portanto você precisa ficar atento a cada detalhe do procedimento.

Mas, se você não sabe por onde começar, sem problemas! Preparamos um passo a passo para esclarecer suas dúvidas e te ajudar nesta tarefa. Acompanhe!

1. Verifique a documentação necessária

O passaporte é emitido pela Polícia Federal. Confira no site a lista completa da documentação necessária e também para os casos de passaporte para menores de 18 anos. Mas, via de regra, são exigidos documentos pessoais, título de eleitor e para os homens, o comprovante de quitação com o serviço militar.

Para crianças menores de três anos de idade, é obrigatório apresentar uma fotografia do rosto, no tamanho 5X7cm, recente, colorida, sem data e em fundo branco. Acima dessa idade, as fotografias são tiradas no momento do comparecimento à Polícia Federal.

2. Preencha, emita e pague a GRU

Com toda a documentação em mãos, você deve acessar o site da Polícia Federal e preencher a ficha de emissão de passaporte, colocando todos os dados dos documentos. Ao fim desta etapa, você escolherá o local de comparecimento para conferência da documentação, fotografia e retirada do passaporte quando estiver pronto. 

Após todo o preenchimento, será emitida a GRU (Guia de Recolhimento da União) que deve ser paga até o vencimento. O atual valor de emissão do passaporte é R$257,25 para maiores de 18 anos e tem validade de dez anos. Para menores de idade, o tempo de validade é variável. 

3. Agende e compareça a Polícia Federal

Após a compensação bancária do pagamento da sua GRU, acesse novamente o site da Polícia Federal para realizar o agendamento de comparecimento a unidade escolhida no passo anterior. É possível agendar dia e horário, mas lembre de comparecer, no mínimo, com 15 minutos de antecedência.

Na ocasião, será feita a conferência de toda a documentação, portanto leve todos documentos originais. Além disso, é também neste momento em que a fotografia será tirada. Mesmo no caso de emissão de passaportes para crianças, elas devem comparecer junto aos responsáveis, inclusive quando for retirar o passaporte pronto. No caso de crianças já alfabetizadas, elas deverão assinar o documento antes de retirá-lo.

4. Retire seu passaporte brasileiro

Pronto! Agora é só aguardar o prazo informado pela Polícia Federal para poder retirar seu passaporte. Lembre de comparecer com o protocolo de emissão, pois caso contrário, não será possível retirá-lo. E, além disso, apenas o titular poderá fazê-lo. 

E aqui vai outra dica: em algumas viagens internacionais, não é possível entrar em alguns países somente com o passaporte. Consulte aqui a lista de países que exigem visto para cidadãos brasileiros. Se você pretende viajar a Orlando, confira o nosso guia para emissão de visto americano.

Também lembre da obrigatoriedade de algumas vacinas para viagens ao exterior, incluindo a vacina de febre amarela. Informe-se sobre a emissão da Carteira Internacional de Vacinas, que você deve guardar junto ao passaporte para viagens futuras.

E aí, é mais fácil do que você pensava? A emissão do passaporte brasileiro é bastante simples, mas precisa ser planejada com certa antecedência, para evitar transtornos com os prazos. Siga nossas redes sociais e confira sempre os melhores conteúdos para suas próximas viagens!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x