2960 Loopdale Lane Kissimmee - FL 34741
11 3230-2323
info@gobluetravel.com

Minha bagagem foi extraviada: e agora?

Azul Travel - Sua Casa de Férias dos sonhos em Orlando

Um dos maiores medos de quem viaja é ter sua bagagem extraviada, não é mesmo? Infelizmente isso pode acontecer com qualquer um.

Quer saber o que fazer quando sua bagagem não chega ao seu destino e como você pode evitar que isso aconteça? Então confira:

Tive minha bagagem extraviada! E agora?

Você chegou ao seu destino, está parado na frente da esteira, todos já pegaram suas malas, mas a sua não chega? O primeiro passo é informar os funcionários do aeroporto para que eles procurem a sua bagagem em um primeiro momento. Algum passageiro pode tê-la pegado por engano e, quando percebeu, acabou deixado em algum outro lugar. 

Caso ainda não a encontre, o segundo passo é notificar a companhia aérea. Informe um funcionário a respeito do problema, deixe seus dados como endereço do hotel ou do lugar em que vai se hospedar, telefone e quaisquer outros dados que possam ajudar na sua localização.

Você precisará preencher o RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem) preferencialmente no aeroporto, apresentando o comprovante de despacho das malas. 

Caso você precise comprar roupas e itens de necessidades pessoais que estavam na sua bagagem extraviada, compre o que precisa porque você tem assegurado o seu direito de receber por esse gasto. Portanto, o terceiro passo é guardar os comprovantes de tudo que você comprar por conta do extravio.

O prazo para devolução da sua bagagem começa a contar a partir da notificação do extravio da mala e varia de acordo com o tipo de voo. Se o voo foi internacional, o prazo é de 21 dias; para voos nacionais, 30. 

Minha mala sumiu. Como proceder?

Na pior das hipóteses a sua mala pode não reaparecer. Isso pode acontecer por perda de etiqueta de identificação, roubo ou engano. Infelizmente, é uma possibilidade. O que fazer nesse caso? 

É aqui que entra a importância de guardar os comprovantes de tudo o que você comprou nesse meio tempo. O Código do Direito do Consumidor assegura que a companhia aérea tem de pagar uma indenização nesses casos. Essa indenização, na maioria das vezes, é calculada com base no peso da sua bagagem. Mas, caso você tenha os comprovantes mencionados, isso pode contar para você receber um valor maior. 

Como evitar ter a minha bagagem extraviada?

É impossível prever quando ou se a sua bagagem será extraviada, mas alguns cuidados rotineiros podem evitar que esse problema aconteça. Confira alguns deles:

Faça seu check-in com antecedência

Pode parecer besteira, mas não deixe para fazer o check-in em cima da hora. A mala precisa percorrer um longo caminho até o bagageiro do avião. Isso pode demorar e muitas companhias aéreas, para evitar atrasos, deixam malas para trás. Não corra riscos!

Identifique a sua mala

Nunca deixe de colocar uma etiqueta com seu nome e seus dados pessoais como endereço de casa e endereço do destino com telefone e e-mail. Isso facilita a localização da sua bagagem e evita que um passageiro desatento pegue sua mala por engano.

Tire etiquetas de voos antigos

Os funcionários do aeroporto são treinados, mas são humanos e erros acontecem. Sempre tire as etiquetas de voos antigos para evitar confusões.

Guarde o comprovante de despacho da bagagem

Sabe aquele pequeno ticket que você recebe logo depois de despachar sua bagagem? Ele é importantíssimo para comprovar que a companhia aérea despachou sua mala e que você tem seus direitos, além de tornar o processo de localizá-la bem mais fácil já que ele contém informações de todo o trajeto. 

Colocar cadeados, diferenciar sua mala com adesivos ou costuras também são formas de evitar confusões. 

Gostou desse post? Se você já também já teve a bagagem extraviada, comente no post e nos conte como resolveu a situação!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x