Um dos maiores medos de quem viaja é ter sua bagagem extraviada, não é mesmo? Infelizmente isso pode acontecer com qualquer um.
Quer saber o que fazer quando sua bagagem não chega ao seu destino e como você pode evitar que isso aconteça? Então confira:
Tive minha bagagem extraviada! E agora?
Você chegou ao seu destino, está parado na frente da esteira, todos já pegaram suas malas, mas a sua não chega? O primeiro passo é informar os funcionários do aeroporto para que eles procurem a sua bagagem em um primeiro momento. Algum passageiro pode tê-la pegado por engano e, quando percebeu, acabou deixado em algum outro lugar.
Caso ainda não a encontre, o segundo passo é notificar a companhia aérea. Informe um funcionário a respeito do problema, deixe seus dados como endereço do hotel ou do lugar em que vai se hospedar, telefone e quaisquer outros dados que possam ajudar na sua localização.
Você precisará preencher o RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem) preferencialmente no aeroporto, apresentando o comprovante de despacho das malas.
Caso você precise comprar roupas e itens de necessidades pessoais que estavam na sua bagagem extraviada, compre o que precisa porque você tem assegurado o seu direito de receber por esse gasto. Portanto, o terceiro passo é guardar os comprovantes de tudo que você comprar por conta do extravio.
O prazo para devolução da sua bagagem começa a contar a partir da notificação do extravio da mala e varia de acordo com o tipo de voo. Se o voo foi internacional, o prazo é de 21 dias; para voos nacionais, 30.
Minha mala sumiu. Como proceder?
Na pior das hipóteses a sua mala pode não reaparecer. Isso pode acontecer por perda de etiqueta de identificação, roubo ou engano. Infelizmente, é uma possibilidade. O que fazer nesse caso?
É aqui que entra a importância de guardar os comprovantes de tudo o que você comprou nesse meio tempo. O Código do Direito do Consumidor assegura que a companhia aérea tem de pagar uma indenização nesses casos. Essa indenização, na maioria das vezes, é calculada com base no peso da sua bagagem. Mas, caso você tenha os comprovantes mencionados, isso pode contar para você receber um valor maior.
Como evitar ter a minha bagagem extraviada?
É impossível prever quando ou se a sua bagagem será extraviada, mas alguns cuidados rotineiros podem evitar que esse problema aconteça. Confira alguns deles:
Faça seu check-in com antecedência
Pode parecer besteira, mas não deixe para fazer o check-in em cima da hora. A mala precisa percorrer um longo caminho até o bagageiro do avião. Isso pode demorar e muitas companhias aéreas, para evitar atrasos, deixam malas para trás. Não corra riscos!
Identifique a sua mala
Nunca deixe de colocar uma etiqueta com seu nome e seus dados pessoais como endereço de casa e endereço do destino com telefone e e-mail. Isso facilita a localização da sua bagagem e evita que um passageiro desatento pegue sua mala por engano.
Tire etiquetas de voos antigos
Os funcionários do aeroporto são treinados, mas são humanos e erros acontecem. Sempre tire as etiquetas de voos antigos para evitar confusões.
Guarde o comprovante de despacho da bagagem
Sabe aquele pequeno ticket que você recebe logo depois de despachar sua bagagem? Ele é importantíssimo para comprovar que a companhia aérea despachou sua mala e que você tem seus direitos, além de tornar o processo de localizá-la bem mais fácil já que ele contém informações de todo o trajeto.
Colocar cadeados, diferenciar sua mala com adesivos ou costuras também são formas de evitar confusões.
Gostou desse post? Se você já também já teve a bagagem extraviada, comente no post e nos conte como resolveu a situação!