“É melhor prevenir do que remediar”. Por mais clichê que seja essa expressão, há alguma dúvida de que ela é bem verdadeira? Acidentes e imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa, e estar prevenido para situações indesejadas faz parte de um planejamento adequado.
Quando se trata de uma viagem de férias com a família, não pode ser diferente, certo? Um mal estar, uma má adaptação ao clima ou à comida do local ou até mesmo pequenos acidentes são situações que podem ocorrer.
Por isso, a contratação de um bom seguro para viagem internacional é um passo indispensável na hora de organizar as tão esperadas férias. No post de hoje, confira nossas dicas sobre como escolher a opção mais apropriada para você e sua família!
O que são seguro e assistência viagem?
Esses tipos de serviços funcionam como planos de saúde enquanto você está viajando. Da mesma forma como você recorre ao seu convênio médico quando está doente, o seguro e a assistência vão te assistir durante a viagem caso haja algum incidente.
Qual a diferença entre seguro e assistência?
Se contratar um seguro viagem, você utilizará os serviços médicos e odontológicos e pagará, do seu bolso, diretamente no estabelecimento onde for atendido. Posteriormente, deverá solicitar o reembolso à companhia seguradora, de acordo com o limite de cobertura que consta na sua apólice e dentro do prazo solicitado.
Mas se optar pela assistência viagem, ao precisar de atendimento médico, você deverá entrar em contato com a empresa, informar seu problema e o serviço de que precisa. A partir disso, a empresa te encaminhará para um hospital, consultório ou qualquer que seja o local apropriado, de acordo com a rede de parceiros.
Na assistência viagem, os casos de urgência e emergência são exceções. Logo, você poderá se dirigir ao local que te atenderá o mais rápido e, depois de solucionado o problema, contatar a empresa para seguir as orientações.
O que um seguro viagem oferece?
O primeiro e mais importante aspecto a ser levado em consideração na escolha do seu seguro para viagem internacional é analisar os serviços que ele oferece. Um bom seguro não oferecerá menos do que os itens listados a seguir:
- assistência médica e odontológica 24h;
- reembolso de despesas com cancelamento ou alteração da viagem em casos de emergência médica;
- transporte e hospedagem para acompanhantes de pacientes hospitalizados;
- medicações;
- hospedagem após alta hospitalar;
- cobertura de despesas com a repatriação (em caso de falecimento ou necessidade de retorno do paciente ao Brasil);
- indenização (no caso de morte e de invalidez permanente causada durante a ocorrência);
- assistência para localização de bagagem extraviada ou ressarcimento dos valores dos pertences;
- despesas jurídicas, como fiança e custos processuais.
Cada item envolve uma série de condições determinadas pela seguradora. Por isso, é extremamente importante que o cliente leia muito bem a apólice do seguro para estar ciente dos seus direitos.
Como escolher o meu seguro viagem?
Opções de empresas que vendem seguros e assistência viagem não faltam: seguradoras, bancos, operadoras de cartão de crédito, agência de turismo, companhia aéreas, etc. O que determinará a qualidade e a confiabilidade do seguro não é especialmente a instituição que fará venderá, mas, sim, o seguro em si.
Dê preferência por pacotes conhecidos no mercado e procure pesquisar e ler os comentários de outros viajantes que já os utilizaram. Busque informações que respondam perguntas como:
- a empresa oferece uma assistência telefônica e por internet fácil, rápida e prática?
- os atendentes falam português?
- as políticas de reembolso são claras e parecem confiáveis?
- a rede de conveniados do seguro no local de destino é ampla?
Existem sites simuladores de valores de seguros em que você insere informações básicas, como idade dos viajantes e tempo de permanência no destino, e recebe uma lista de opções. Dentre as mais conhecidas, estão Mondial, Assist Card, GTA e Vital Card.
E então, te ajudamos a entender como funciona o seguro para viagem internacional? Está mais seguro para escolher o seu? Agora, não deixe de conferir também nossas dicas sobre como escolher uma casa de férias no exterior!